segunda-feira, 19 de maio de 2008

A rede de parceiros da ARAD efetuou seu primeiro evento integrando o Dia da Solidariedade 2008

Os alunos do EJA da escola Goncalves Dias e representantes do Rotary Clube POA Floresta e da própria ARAD trouxeram alimentos e na cozinha do colégio prepararam lanches para entregar aos acompanhantes do SUS do Hospital da Crianca Sto. Antônio . Após um trabalho de equipe, dividiram-se em três carros e, chegando ao hospital, percorreram e emergência, UTI, 5 e 6 andares levando 200 lanches, distribuindo cartões por eles confeccionados e dirigindo palavras de carinho e solidariedade.
Desde já agradeço a essas pessoas especiais que superaram suas próprias dificuldades, venceram a fadiga de um dia de trabalho e abriram seu coração aos menos favorecidos. Obrigada por acreditarem no nosso sonho.

Carmen Salvatori
ARAD - Associação Riograndense de Apoio ao Diabético

Fotos no site: www.diadasolidariedade.com.br

domingo, 18 de maio de 2008

Sol forte e ações solidárias reuniram milhares de pessoas em Porto Alegre

Sol forte e ações solidárias reuniram milhares de pessoas em Porto Alegre

Clique aqui para ver algumas FOTOS!

Se você tirou fotos do DIA DA SOLIDARIEDADE em sua região, envie para robertotadano@terra.com.br (com seu nome) para que, após a aprovação da Coordenação do Comitê da Solidariedade, sejam publicadas neste site!

O Monumento ao Expedicionário, na Redenção, foi um dos locais que concentraram um dos grupos de parceiros do Comitê da Solidariedade no sábado, dia 17 de maio. Nesta data, terceiro sábado de maio, é comemorada a Lei Estadual nº 11.693/2001, que fomenta e replica ações solidárias na capital e municípios gaúchos. Diversos parceiros do Comitê estiveram envolvidos nas nove regiões de Porto Alegre escolhidas para realizar a sexta edição do evento.

Ao contrário de anos anteriores, descentralizou atividades fazendo-as de forma simultânea nos seguintes bairros: Vila Laranjeiras, Vila Cruzeiro, Vila Gaúcha, Vila Farrapos, Restinga, Bairro Mário Quintana, Bairro Ipanema, Loteamento Santa Terezinha e junto ao Monumento ao Expedicionário. O autor da Lei, atual chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, e a Secretária Municipal de Governança Local, Clênia Maranhão, estiveram visitando os estandes na manhã no parque Farroupilha.

Conforme Busatto, esta forma de descentralizar o evento foi um passo muito imporatnte do Comitê para levar até as comunidades em risco os serviços oferecidos. "Este novo modelo foi uma excelente idéia do Comitê e uma maneira de chegar junto dos que mais precisam de auxílio", disse Busatto.

Para Clênia Maranhão "este evento é a cara de Porto Alegre, esta cidade solidária, a frente de seu tempo, protagonista de suas ações. O dia de hoje simboliza um pouco o espírito dos gaúchos", comentou Clênia.

O número de atendimentos realizados pelo Sistema Fecomércio (SESC, SENAC) chegou a quase 11.500 pessoas. Na Vila Laranjeiras, foram contabilizadas 300 pessoas atendidas. Os parceiros que estiveram na Vila Cruzeiro, como a Clínica Pronto olhos, oportunizaram testes de acuidade visual e medição de pressão ocular para a população, entre outros serviços para mais de 100 pessoas.

Mais dados sobre os outros locais onde houveram atividades dos parceiros do Comitê no site: www.diadasolidariedade.com.br

Cris GuimarãesPrograma VISÃO SOCIALwww.visaosocial.com.br
Escute e divulgue o ProgramaTodas as sextas-feiras às 10h05min na Rádio da UFRGS AM 1080 KhZEm tempo real no site: www.ufrgs.br/radio

quinta-feira, 15 de maio de 2008

DIA DA SOLIDARIEDADE 2008 será 17 de maio


ATIVIDADES:

CENTRO – Parque Farroupilha - ao lado do monumento expedicionário
Horário : Das 10h as 16h
SISTEMA FECOMÉRCIO - SESC / SENAC

SESC-RS AÇÕES DE PROMOÇÃO A SAÚDE :
- Verificação da Pressão Arterial ;
- Testes de Glicose ( realização de 300 testes);
- Cálculo de IMC;
- Avaliação de risco coronariano;
- Orientações de Promoção a Saúde Bucal, com distribuição de escovas de dente;
- Orientação de Prevenção ao Câncer de Mama,Colo de Útero, DSTs / AIDS e Prevenção a Dengue – Parceria c / Secretaria Municipal da Saúde;
- Caminhada Orientada com alongamento ao final da mesma;
- Arrecadação de agasalhos;
ATIVIDADES DE RECREAÇÃO:
- Brinquedos Infláveis e camas elásticas;

ERVATEIRA SEIVA PURA: MATEADA

ESPAÇO LEVO CULTURAL
10:00 Taichi Chuan Prof° João Guedes
11:00 Alongamento
13:30 às 15:30 Avaliação Nutricional ( IMC, orientações gerais) e Avaliação Postural(orientações gerais);
14:00 às 15:30 Danças variadas
15:30 Ginástica Laboral
16:00 Taichi Chuan

SENAC :
- Corte de cabelo; massagem;

HEMOCENTRO do RS – Secretaria Estadual da Saúde e CAIXA RS
- Orientações sobre a importância da doação de sangue

ONG CAMINHADORES RS – Trilhas com pessoas em cadeiras de rodas, passeio de pedalinho e trenzinho

PROGRAMA VISÃO SOCIAL – Assessoria de Imprensa do Comitê da Solidariedade e distribuição de material de parceiros

PROGRAMA ESCOLAS IRMÃS/Gabinete Particular do Presidente da República – Distribuição de cartilhas e orientação sobre o programa

PROCEMPA – Espaço de acesso gratuito à Internet para a comunidade.

CENTRO – LOTEAMENTO SANTA TEREZINHA – Ações dos Parceiros do COEP-RS e do Comitê da Solidariedade

IBGE realizará a oficina “Caminhando com Mapas”, instruindo a gurizada na utilização desta importante ferramenta, na Santa Terezinha e na Vila Laranjeiras; as Bandeirantes realizarão a oficina “Maluquinhos por Leitura” abordando doenças sexualmente transmissíveis, no loteamento Santa Terezinha; o CIEE procurará viabilizar o atendimento aos jovens focando a questão do estágio e da apresentação pessoal; a Diaconia Dom Vicente Scherer realizará atividade conjunto com o Colégio Rosário; Caixa Federal fará o cadastro de pessoas interessadas em fazer seu CPF, nas duas comunidade.

CENTRO – APAEX – ASSOCIAÇÃO PORTOALEGRENSE DE AMOR EXIGENTE – Grupo de Reflexão e Ação
Local: ESCOLA ESTADUAL RIO GRANDE DO SUL – Rua: Washington luiz, nº 980
Horário: 15h00min às 17h00min
Ações: Orientação de familiares sobre comportamento e dependência química, prevenção e qualidade de vida.

VILA CRUZEIRO: Instituto das Filhas de Maria Imaculada - Rua Cruzeiro do Sul , 2507 – Bairro Santa Teresa – POA - Horário : das 14:00 h às 16:00h

A ARAD- ASSOCIAÇÃO RIO-GRANDENSE DE APOIO AO DIABÉTICO
Realizar testes de glicemia e medição de pressão arterial; Ministrar palestra de educação em diabetes aberta ao publico em geral e tendo como foco profissionais de educação , os quais receberão certificado de capacitação; Prover presença de médico endocrinologista para orientação às pessoas com testes alterados; Eleger a data como marco inicial de atividades mensais planejadas com outras parcerias e atingindo outras comunidades de risco; Levar a população carente , além de serviços de saúde , educação e assistência social também um pouco de carinho e acolhimento;
Parceiros nesta ação além da ARAD
1. Voluntariado do Colégio Pastor Dohms – Unidade Higienópolis
Ações : - Arrecadação entre alunos de livros de histórias infantis , que serão distribuídos para duas creches mantidas pelo instituto e que acolhem em torno de 200 crianças muito carentes com idades entre 4 meses ate 5 anos e 11 meses ; - Oficinas de “ Contadores de Histórias “ , abertas às crianças da comunidade durante o horário previsto para o evento ;
2. Rotary Clube Porto Alegre Floresta
Ações - - Entrega de mantimentos apontados como prioridade para manutenção das creches ( óleo de cozinha , açúcar , leite e bolachas ); - Recreação infantil aberta às crianças da comunidade durante o horário programado para o evento ;
3.Clínica Pronto Olhos e Otorrino - Dia 17 de maio é o “Dia da Solidariedade”, data em que alguns parceiros se unem a causa de ser solidários e prestam ações à comunidade.
A Clínica Pronto Olhos e Otorrino mais uma vez participa deste gesto. Neste ano ela estará na Vila Cruzeiro, oferecendo serviços de assistência médica oftalmológica, como medição da Pressão Ocular e Teste de Acuidade Visual. A equipe da clínica conta com médicos e funcionários capacitados a atender as necessidades da população com compromisso de exercer cidadania, visando desta forma contribuir com os programas de saúde coletiva voltados para o atendimento de classes menos favorecidas.
4.FOCO – Associação Porto – Alegrense de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Promover, possibilitar e ampliar o diálogo entre portadores, familiares e profissionais das áreas da saúde e educação, a fim de desmistificar, esclarecer e orientar as questões relativas ao TDAH.
Ações
- Presença de pedagoga para ministrar palestra sobre déficit de atenção e hiperatividade destinada à educadores , que receberão certificado de capacitação , e aberto aos pais e à comunidade em geral .
5 . Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias
Horário : das 8:00 às 12:00 h
A escola localizada na Rua Candiota , 145 , Bairro IAPI , também firmou parceria com a ARAD e o Rotary Clube Floresta e estará abrindo suas portas para atividades solidárias em duas datas distintas : A escola estará promovendo dentro de suas dependências oficinas abertas a toda a comunidade escolar .
Relação das oficinas oferecidas: Hora do Conto; Massinha de Modelar; Móbiles; Mosaico
6. Secretaria Estadual da Saúde – Orientações sobre Prevenção à Dengue


VILA FARRAPOS – ACBERGS – Rua Irmã Maria Jose Trevisan, n° 10, Vila Farrapos Horário de atendimento: 10:00 às 15:00h.

A ACBERGS – Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul em parceria com a ABSC - Associação Beneficente Sargento Cordeiro participarão do Dia da Solidariedade com os seguintes serviços:
-Atendimento Odontológico (orientação, encaminhamentos, aplicação de flúor, escovação); - Atendimento Psicológico; - Orientação Jurídica; - Corte de Cabelo; - Oficina de Psicologia – Aprendendo a dar limites às crianças. Elaboração e impressão de Currículos – o Tele Centro estará à disposição com 10 computadores e educadores capacitados a orientar o público. Cuide do seu corpo: alongue-se!!! Para 3° idade, orientação de uma fisioterapeuta. - Horário de atendimento: 10:00 às 15:00h.

VILA FARRAPOS - ESCOLA ESTADUAL DANILO ANTONIO ZAFFARI – Rua Marcos Kruchim 291
LIONS FLORESTA
9h30m Palestra referente a JOGOS DE MESA – inserindo novos hábitos e Jogos entre jovens em idade escolar.
11h Palestra SAUDE DA MULHER – Referente a métodos anticoncepcionais e exames para Saúde da Mulher – Dr. Humberto Goulart

IPANEMA - Núcleo de Abrigo Residencial de Ipanema FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL – FPE/SJDS – Rua: Dea Coffal nº 878
Atividades que serão desenvolvidas na FPE dia 17/05/08, na parte da tarde das 14h00 às 18h,no Núcleo de Abrigo Residencial de Ipanema, com a participação de nossos funcionários, técnicos em recreação, crianças e adolescente abrigados.
Ações planejadas para este dia: Atividades esportivas vôlei e futebol, corte de cabelo, manicure e maquilagem- SENAI /SENAC, pintura em cerâmica com a Associação de Arte, jogos de fla-flu e ping-pong. Com a Prefeitura de POA, ônibus Brincalhão, capoeira, oficina de conto de histórias, voluntários que tocarão flauta, etc.

REGIÃO LESTE – VILA LARANJEIRAS – Ações dos parceiros do COEP-RS e do Comitê da Solidariedade:
Associação de Moradores da Vila Laranjeiras realizará a reinauguração de sua sede e a inauguração da sala de informática, o Musical JA Show realizará apresentação no horário do meio-dia e trinta ás 14horas, a EMATER/Ascar informou que realizará oficina de suco, sal temperado e aproveitamento de demais alimentos, nas duas comunidades, além de disponibilizar Biblioteca Itinerante com 100 obras na comunidade de Vila Laranjeiras; a FASC realizará oficina de orientação alimentar e avaliação nutricional com profissionais de nutrição, também nas duas comunidades, além de indicar a apresentação de um grupo de Hip Hop; O Rotary encaminhará profissional para realizar o Teste do Olhinho; o DEMHAB e a psicóloga Zinaida (ex-colaboradora do BRDE) realizarão oficina de contação de história; a ACM/Morro Santana realizará apresentação cultural “Mais que Mulata”, oferecerá pintura no rosto das crianças e oficina de Liderança Jovem; o Afro-Tchê fará a abertura do evento; o IPDAE realizará apresentação de Concerto Comunitário Orquestra Infanto-Juvenil; o Banco do Brasil oferecerá livros para a biblioteca da Vila Laranjeiras e atuará também na coordenação do evento; os Correios realizarão campanha de arrecadação de livros para o Loteamento Santa Terezinha; o IBGE realizará a oficina “Caminhando com Mapas”, instruindo a gurizada na utilização desta importante ferramenta, na Santa Terezinha e na Vila Laranjeiras; as Bandeirantes realizarão a oficina “Maluquinhos por Leitura” abordando doenças sexualmente transmissíveis, no loteamento Santa Terezinha; o CIEE procurará viabilizar o atendimento aos jovens focando a questão do estágio e da apresentação pessoal; a Diaconia Dom Vicente Scherer realizará atividade conjunto com o Colégio Rosário; ACOMAC- Tintas Coral disponibilizará curso de pintura para quatro moradores do Morro Santana; a Caixa Federal fará o cadastro de pessoas interessadas em fazer seu CPF, nas duas comunidades.

RESTINGA – Restinga Velha – Centro Social Padre Pedro Leonardi
Rua: Chácara do Banco nº 71 – Restinga Velha
Ações:
· Oficina de dança para crianças e adolescentes das 09h00min às 10h30min
· Oficina de artes plásticas para crianças e adolescentes das 09h00min às 11h00min
· Hora do conto das 09h00min às 11h00min, na Biblioteca Comunitária
· Ação pela PAZ – Troca de armas de brinquedo por brinquedos diferenciados
· Momento de reflexão pela PAZ NA RESTINGA – 12h00min
· Atividades de Gincana sobre a PAZ com jovens da Pastoral da Juventude, das 14h00min às 17h00min
· Oficineiro de Hip Hop que também dará uma palestra e demostração as 10:00 no programa do dia da Solidariedade, Grupo Restinga CREW ,dirigente Juquinha.
· Exposição de artesanatos e trabalhos dos grupos de geração de renda
· Praça de alimentação

VILA GAÚCHA – Projeto Cidadania sobre Rodas - Parceiros: ABRH-RS, AJE-POA, Hospital Mãe de Deus.
Rua: Dona Maria nº 50 – Vila Gaúcha
Ações no Centro Comunitário: ações de saúde com a equipe multidisciplinar do Hospital Mãe de Deus.
Na rua: Oficinas de pintura e contação de histórias para as crianças;

MÁRIO QUINTANA - REGIÃO NORDESTE
CESMAR – CENTRO SOCIAL MARISTA –
Rua: Antônio Severino nº 1493 – Bairro Mário Quintana
dia 17 de maio, à partir das 13h e 30 min até as 16h.
PROGRAMAÇÃO E OFICINAS
· Durante o evento acontecerão apresentações culturais no palco e simultaneamente oficinas nas respectivas salas e ambientes do Cesmar.

Elaboração de Currículos; Telecentro; Dentista; Telecomunicação; Verificação de
Sinais; Psicologia
(Limites) ; Orientação: Encaminhamento de Aposentadoria; Manicure;
Corte Cabelo; Hora do conto (Cor e Encanto); Políticas Públicas (OP); Conselho Tutelar; Informações sobre a Dengue; Secretaria Muncipal da Juventude fala sobre prevenção de gravidez na Adolescência ; Conscientização Ambiental (ONG) ; Novos Tempos
Novas Ferramentas (noções básicas de hardware e software)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008

Abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008 é no Shopping Total
O Comitê da Solidariedade realiza amanhã (14) a abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008, às 10h, no Shopping Total. Este ano ao invés de fazer o evento somente no parque da Redenção, estará descentralizando as ações solidárias em diversas regiões de Porto Alegre. A idéia é aproximar as comunidades dos serviços oferecidos pelos parceiros.

As atividades simultâneas ocorrem no sábado, dia 17 de maio, das 10h às 16h, nos seguintes locais: Vila Laranjeiras, Vila Cruzeiro, Vila Gaúcha, Restinga, Bairro Mário Quintana, Bairro Ipanema, Loteamento Santa Terezinha e junto ao Monumento ao Expedicionário, na Redenção. Ainda haverá um espaço no Shopping Total, de 14 a 16 de maio, para alguns parceiros oferecerem seus serviços.

A próxima reunião do Comitê da Solidariedade acontecerá no dia 14 de maio, das 12h às 14h, no auditório da CAIXA RS, na rua Andrade Neves nº 175, 16º andar. O principal objetivo deste último encontro do grupo é dar os ajustes finais para este importante evento que acontecerá, simultaneamente, nos locais acima citados.

Conforme o grupo gestor, o Comitê da Solidariedade tem um papel de incentivar os cidadãos para a transformação das realidades, fazendo com que as pessoas que vivem em comunidades em risco social se envolvam pelo espírito da solidariedade e passem a ser atores e não somente espectadores. O Comitê da Solidariedade é uma instância de articulação, que reúne parceiros de representações de governos, empresas privadas, terceiro setor e voluntários e tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade.

Os principais objetivos de 2008 do Comitê da Solidariedade são:
• Potencializar ações em diferentes regiões de Porto Alegre
• Fortalecer a Rede de Solidariedade entre os Parceiros em todo Estado
Em 2007, mais de 60 mil pessoas foram atendidas pelos diversos parceiros que disponibilizaram seus serviços.

O Dia da Solidariedade, que acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio (17 de maio de 2008), é uma Lei Estadual nº 11.693/2001, de autoria Cézar Busatto, que tem o objetivo de estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias, já implementadas nas diversas comunidades e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática. Tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.



HISTÓRICO
A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. No primeiro encontro deste grupo, em 2003, percebeu-se que para esta idéia se concretizar teria de contar com muitas parcerias de pessoas, empresas e entidades governamentais. O grupo começou então a articular-se e a convidar pessoas e instituições que participaram e discutiram profundamente a melhor forma de viabilizar esta data específica para refletir a solidariedade na capital gaúcha.
Foi assim que se esclareceu como seria esta ação, onde se conceituou a missão e os objetivos do Dia da Solidariedade. Lei de autoria do Deputado Cézar Busatto, nº 11.693, de 26 de novembro de 2001, entrou em vigor em 2001 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio. Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Desde então, três edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos, pois ele faz parte do calendário oficial de eventos da Capital.

MISSÃO
Desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.

OBJETIVOS
Estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas diversas comunidades do Estado e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática;
Incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade;
Desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral.

domingo, 4 de maio de 2008

DIA DA SOLIDARIEDADE 2008

O Comitê da Solidariedade, que organiza o Dia da Solidariedade há seis edições, diversifica neste ano suas ações solidárias. Ao invés de concentrar o evento no parque da Redenção, como nos anos anteriores, em 2008 estará descentralizando suas atividades em algumas regiões de Porto Alegre. A idéia é aproximar as populações dos serviços e atividades desenvolvidas pelos parceiros. As atividades simultâneas ocorrem nos seguintes locais no sábado, dia 17 de maio: Vila Laranjeiras, Vila Cruzeiro, Vila Gaúcha, Restinga, Bairro Mário Quintana, Bairro Espírito Santo, Loteamento Santa Terezinha e junto ao Monumento ao Expedicionário, na Redenção. Ainda haverá um espaço no Shopping Total, de 14 a 16 de maio.

Com a MISSÃO de desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social, o Comitê da Solidariedade e seus parceiros, entra em uma nova fase, onde passa a assumir o papel de grande incentivador e transformador de realidades. Por meio de suas ações, pretendem que todos possam se envolver pelo espírito da solidariedade e passem a ser atores e não apenas espectadores.

Os principais objetivos do Comitê da Solidariedade são:
• Potencializar ações em diferentes regiões de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul
• Fortalecer a Rede de Solidariedade entre os Parceiros em todo Estado

O Grupo que integra o Comitê trabalha em Rede, fazendo com que a potencialidade que cada um tem (Capital Humano), se transforme em uma grande força composta por todos (Capital Social).

O que são REDES?

Redes – São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns.