sábado, 28 de novembro de 2009

Dia de Luta


1º de Dezembro é o Dia Mundial de Lutra Contra a AIDS.
Segundo informação do Ministério da Saúde, a AIDS está migrando para cidades menores, com menos de 50 mil habitantes, enquanto a taxa de incidência nos grandes centros urbanos de mais de 500 mil habitantes diminuiu.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST do Ministério da Saúde, embora ainda concentrem a maioria (52%) dos casos de Aids no Brasil, os grandes centros urbanos do país registraram uma queda de 15% na taxa de incidência da doença (número de casos a cada 100 mil habitantes) entre 1997 e 2007.
Neste mesmo período, no entanto, a taxa de incidência em cidades menores, com menos de 50 mil habitantes, praticamente dobrou.
O crescimento nos casos da doença em municípios pequenos e a diminuição nas cidades maiores foram registrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.
Nas regiões Norte e Nordeste, no entanto, foi registrado um aumento na taxa de incidência entre 1997 e 2007 tanto nas cidades grandes quanto nas pequenas.
Regiões
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a região Sudeste concentra o maior número de casos de Aids registrados no país, com 59,3% das notificações acumuladas entre 1980 e junho de 2009.
Em segundo lugar vem a região Sul, com 19,2% dos casos; em terceiro o Nordeste, com 11,9%; seguido por Centro-Oeste, com 5,7%; e Norte, com 3,9%.
O boletim ainda destaca um outro aspecto na distribuição geográfica dos casos de Aids nas regiões brasileiras no ano de 2007.
Segundo o documento, apesar de concentrar apenas 15% da população brasileira, a região Sul registrou 24% dos casos identificados da doença naquele ano, enquanto o Nordeste, que concentrava 28% da população, tinha 17% dos casos.
O documento afirma que, nas outras regiões, a distribuição dos casos era proporcional à distribuição populacional.
Estados
Os dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde ainda apontam que o Estado que apresentou a maior taxa de incidência da doença em 2007 foi o Rio Grande do Sul, com 43,8 casos por 100 mil habitantes.
Em seguida vêm Rio de Janeiro e Santa Catarina, com 28,9 e 28,4 casos a cada 100 mil habitantes respectivamente.
Entre as capitais, Porto Alegre foi a cidade com maior taxa de incidência de Aids em 2007, com 111,5 casos a cada 100 mil habitantes.
Em segundo lugar entre as capitais vem Florianópolis, com 57,4 casos a cada 100 mil habitantes.
Mulheres
O Boletim Epidemiológico 2009 também aponta que a taxa de incidência de Aids entre mulheres acima de 50 anos praticamente dobrou entre 1997 e 2007, passando de 5,2 por 100 mil habitantes para 9,9.
Neste mesmo período, entre os homens com mais de 50 anos, a taxa passou de 12 casos a cada 100 mil para 18.
As maiores taxas de incidência de Aids tanto entre homens quanto em mulheres, no entanto, está nas pessoas entre 25 e 49 anos.
No total, de 1980 a junho de 2009, 65,4% dos casos de Aids foram registrados em homens e 34,6% em mulheres.
Esta proporção, no entanto, se inverte quando se analisa o grupo de infectados que entre 13 e 19 anos de idade, onde o número de casos entre mulheres é maior que o de homens.
De acordo com o Ministério da Saúde, nesta faixa etária, há oito casos de meninos infectados para cada dez casos de meninas.
Fonte: Ministério da Saúde - Governo Federal - www.aids.gov.br

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EVENTO DA ARAD

Evento sobre o Dia Mundial da Luta Contra o Diabetes, da ARAD - Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético, será neste sábado, dia 28/11 das 8h às 12h, no Parque Farroupilha.

Quem quiser participar, favor entrar em contato com a Carmen no email: carmensalvatori@hotmail.com

Vamos nos unir contra esta doença que está matando muita gente.

Conto com a presença de todos!
bjs

Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade
www.comitedasolidariedade.com.br

sábado, 14 de novembro de 2009

LEVANTE-SE E FAÇA...nós fizemos a nossa parte!






Quero agradecer aos parceiros:





IARA WORTMANN, CARMEN da ARAD e seus Parceiros, YASSANAN da AFINCO, FLÁVIA MANCIO da RECICLE DESIGN, A LUÍZE NETO que não está na foto, porque foi a fotógrafa da vez e aos dois jovens solidários, que quiseram lá na hora, participar deste momento.

Vejam as fotos do evento, inclusive a nossa no site:
http://www.flickr.com/photos/levanta-te2009/show/

Bj a todos!

Rudáia




sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Inclusão de Deficientes

Este é um tema complexo e que ao longo do tempo tem trazido à luz, a situação em que vivem milhares de pessoas pelo mundo. No Dia 11 de outubro é o Dia do Deficiente. Como na maioria das causas de exclusão social, são necessárias datas comemorativas, ou melhor, que chamem a atenção e despertem o interesse das pessoas para as discussões e tentativas de minimizar o sofrimento que a maioria das pessoas com algum tipo de deficiência sofrem.

A discriminação é uma delas. E estou falando de discriminação mesmo.

Discriminam o deficiente por ser diferente, por necessitar de adaptações especiais para uma melhoria na qualidade de suas vidas. A sociedade em geral é muito cruel com todas as diferenças.

Vemos todos os dias os abusos cometidos contra idosos, negros, pobres, índios, gays, mulheres...e por aí vai. Imaginem o que passam as pessoas que tem alguma deficiência física ou mental e além disto são negros, índios, idosos, pobres, gays, mulheres...

Estas são as discriminações associativas, onde as pessoas são julgadas e excluídas por terem alguma "diferença" física e diferença social.

O que temos para comemorar no Dia do Deficiente é que muito trabalho tem sido feito para incluir estas pessoas, como seres humanos normais, em nossa sociedade. Várias instituições tem alcançado grande sucesso, pois devolvem a alto-estima, a vontade de viver e fazem estas pessoas acreditarem que continuam a ser merecedoras de respeito e dignidade.

Muitos nos dão uma grande lição de vida com as superações diárias, que vão além do preconceito, como a falta de acessibilidade na maioria dos locais públicos.

O que falta realmente são políticas públicas sérias e não eleitoreiras e partidárias. O que falta é RESPEITO e SOLIDARIEDADE. O que faltam são VALORES e PRINCÍPIOS ÉTICOS.

Mas, ninguém está livre de um belo dia, esbarrar em alguma barreira que transforme suas vidas e de seus familiares, em situações como as que passam os deficientes, nem os políticos.

O meu respeito, o meu amor, a minha solidariedade sempre, a minha participação na luta por melhores condições de vida e transformação da sociedade. Aos amigos, aos conhecidos e não conhecidos, que estão enfrentando alguma deficiência, força, fé e coragem, porque temos grandes exemplos de que deficientes sempre são eficientes e GENTE!

bj
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma homenagem ao povo Gaúcho na SEMANA FARROUPILHA

Nada melhor do que homenagear este povo maravilhoso, solidário por natureza e por missão, do que com uma oração em forma de poesia. A autoria é de uma mulher muito solidária, que dedica sua vida aos idosos, no Lar Alice Kinsolving, da Igreja Episcopal do Brasil, em Viamão/RS. Ela é LUCI JAIME FEULA, a parceira solidária que nos emociona com o seu Pai Nosso Gaúcho!

Abram o coração e sintam a energia que tem esta oração e que toca profundamente os gaúchos de nascimento ou de coração!

Um beijo no coração,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade

PAI NOSSO GAÚCHO

Patrão velho,

Que estais na imensidão,

Celeste, santo e bendito

Seja o teu nome.

Que nós,

Guiados por teu amado filho,

O peão Jesus Cristo,

Cheguemos até a casa grande

Dessa fazenda,

Que é o teu reino.

Que a tua vontade seja feita

Em todos os cantos

Deste potreiro imenso

Que é a nossa terra.

Humildemente pedimos:

Na nossa mesa

Nunca falte o alimento

E que possamos repartir

Com nossos irmãos menos favorecidos

O que de nós sobeja.

Patrão velho,

Perdoa as faltas de teus agregados,

Permitindo que nós possamos, também,

Perdoar as faltas de nossos irmãos

E companheiros.

Não permitindo

Que invejas e mazelas

Nos transformem em burros empacados

Ou em touros chucros.

Livra-nos de todo mal,

Pois em tua misericórdia

Chegaremos à grande casa

Que é teu reino,

Saboreando este chimarrão gostosos

Que é teu poder,

E com os braços erguidos

Te render glórias para sempre,

E por todos

Estes campos do universo.

Que assim seja!


Luci Jaime Feula

domingo, 9 de agosto de 2009

Mais e mais solidariedade

Todos precisamos de algum tipo de solidariedade. Seja um sorriso, pois desta forma temos certeza que alguém nos notou, ou seja um abraço, pois assim alguém nos tocou, então existimos.

Se existimos, em algum momento, vamos demonstrar também alguma forma de sermos solidários.

O que vem do coração é verdadeiro e o que é verdadeiro é aceito e dividido. Sendo dividido alcançamos mais pessoas e assim, desta forma, fazemos mais solidariedade.

Não precisamos de um dia especial, nem esperar que a chuva inunde muitas casas e pessoas percam tudo o que juntaram durante uma vida inteira. Não precisamos esperar que os olhares destas pessoas se apaguem pra esperança e que eles se sintam apenas corpos, andando sem rumo, sem dignidade, sem sonhos.

Não precisamos esperar que calamidades unam os seres em pról do próximo.

Deus, nos ajude a ser mais humanos a cada dia, Senhor, nos ilumina, nos dá forças, nos dá liberdade de agir, de ter atitudes, de ousar em teu nome para que almas sejam acalentadas e consoladas.

Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade
Lei Estadual 11.693/2001

domingo, 12 de julho de 2009

CAMINHADA DAS VITORIOSAS 2009

Parceiros, estive na Caminhada das Vitoriosas de 2009 e mais uma vez a Dra. Maira Calefi, Presidente do IMAMA RS (Instituto da Mama do RS), a Rosa Rutta, Superintendente do IMAMA, juntamente com sua equipe estão de parabéns pela organização do evento e pela batalha diária na instituição em favor da informação, orientação e prevenção do câncer de mama.
Quero deixar meu beijo especial a todas as mulheres vitoriosas que estiveram na caminhada, sorrindo e sendo um grande exemplo de força, garra e responsabilidade no tratamento. São grandes vencedoras do câncer de mama.


Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade - Llei Estadual 11.693 de 2001

Abaixo algumas fotos do evento:



Aqui as parceiras Edith Phul da FMG, Mari Perusso, Presidente da FMG (Federação das Mulheres Gaúchas), Dra. Maira Calefi Presidente do IMAMA e Rudáia Correia, Coordenadora do Comitê da Solidariedade:


Aqui a parceira Andréia Martins, Diretora da Esfera Agência Social, Rudáia Correia, Coordenadora do Comitê da Soliariedade e Mari Perusso, Presidente da FMG (Federação das Mulheres Gaúchas):




sábado, 11 de julho de 2009

Notícias dos parceiros

Queridos atuais e futuros parceiros!

Já estou em falta com vocês, né! Faz um tempinho que não consigo postar nada aqui no nosso blog. Mas, no site sim: www.comitedasolidariedade.com.br!!!


Os nossos parceiros lá de Vacaria do Projeto Caíndo na Rede estão à mil, fazendo muitas atividades lideradas pela nossa querida Cris Lames. Olhem no blog: http://projetocaindonarede.blogspot.com/ e acompanhem tudinho!



O IMAMA estará realizando amanhã, dia 12 de julho, a '6. Caminhada das Vitoriosas', a saída será do Parcão, Parque Moinhos de Vento, aqui em Porto Alegre, às 10h.

Estaremos lá acompanhando essas mulheres que venceram o câncer de mama e hoje estão aí, divulgando que temos 95% de chance de cura, fazendo o auto-exame e principalmente a mamografia.

A mamografia agora é garantida por lei (Lei 11.664/2008, que garante a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e do colo do útero, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A lei garante o acesso à mamografia acima de 40 anos e ao exame citopatológico de colo uterino, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a todas que já tenham iniciado sua vida sexual.

Mais informações sobre o IMAMA e seus projetos: www.imama.org.br.


A ONG CATAVENTUS, nossa parceira também, tem novidades: Cataventus de casa nova... Na Usina do Gasômetro!!! Agora Roda de Histórias dos Contadores Cataventus todas as quartas feiras na Usina do Gasômetro, sala 400 (quarto andar), Porto Alegre. É só agendar pelo e-mail cataventus@brturbo.com.br 3334 5155 ou 9902 1716.
Visitem o site: www.cataventus.org.br


O nosso parceiro VISÃO SOCIAL (Programa de Rádio sobre Responsabilidade Social), está sempre com o site atualizado com notícias da área, www.visaosocial.com.br e agora também bombando no Twitter. SIGA O VISÃO SOCIAL https://twitter.com/visaosocial


Prometo colocar semanalmente as notícias de nossos parceiros queridos, mas visitem nosso site sempre: www.comitedasolidariedade.com.br

Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade
Lei Estadual 11.693 de 2001

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Instituto CHEGA de Violência convida:







o Instituto CHEGA de Violência apresentará os resultados do Projeto Piloto “Prevenção de Assaltos de Rua”,realizado nos meses de março e abril, no bairro Petrópolis,e o Plano do Biênio 2009/2010, a abranger toda a cidade de Porto Alegre.

O evento vai acontecer no dia 23 de junho,às 18h30min, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, Av. Alberto Bins, 514, Porto Alegre-RS.

http://www.chegadeviolencia.com.br/

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto de Inclusão

Este projeto surgiu a partir da constatação de que em Vacaria a necessidade desse serviço vai bem além das ofertas existentes no presente momento. As escolas estão dotadas de laboratórios, mas a função social ainda estava desassistida em grande parte. Denominado de Sala Digital Caindo na Rede reúne hoje 13 voluntários. As atividades iniciaram em março de 2008 e até o momento já preparou 250 alunos das três faixas etárias (crianças, jovens e adultos).





Além da sala que funciona junto a Fundação Cultural Fátima de Comunicações em abril foi criado um novo espaço no Lar Santa Cecília, que trabalha com crianças de 7 a 13 anos. No local além da informática e cidadania os voluntários dão assistência nas áreas de psicologia, teatro e recreação.


O projeto mantido pela Associação Literária São Boaventura, nome jurídico dos Freis Capuchinhos, é coordenado pelo Frei Ismael Sartor e Cristiane Lames Siota e mantém muito claro o seu objetivo: Oportunizar aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, risco social e pessoal, e adultos excluídos do mercado de trabalho, cursos básicos de informática resgatando a auto-estima, despertando a autonomia, a inserção no mercado de trabalho possibilitando o exercício da cidadania através da inclusão digital.


Além da Informática são realizados trabalhos referentes à Cidadania, como:



16-05-09 - Dia da Solidariedade;



18 a 22 de maio – Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;



01 a 05 de junho – I Atividade Regional Meio Ambiente e Cidadania;



21 a 26 de junho – combate ao Uso de Drogas – Palestra sobre Ministério Público, Segurança Escolar e Drogas com o Promotor Luis Augusto e a presença do delegado Defaveri, Inspetores de Polícia e Oficiais da Brigada Militar



Parceiros:



segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia da Solidariedade na Escola Luciana de Abreu em VIAMÃO

Um belo exemplo vindo da Escola Luciana de Abreu, em Viamão-RS, para ser seguido pelas escolas, onde o campo é muito fértil para plantar a semente do bem.

A Escola Luciana de Abreu promoveu intensa programação no Dia da Solidariedade (16/05). Centenas de pessoas participaram das ações, que mostraram a importância da escola na construção da cidadania e na disseminação de uma cultura de paz e cuidado com o próximo. A escola, além de educar deve estar atenta a realidade local. Partilhar momentos como estes são respostas a falta de políticas sociais eficientes.
Segundo Terrimar da Silva, uma das organizadoras da atividade “a escola tem um papel importante no enfrentamento dos problemas sociais. É ela que deve motivar a participação da comunidade a contribuir na construção de um mundo mais justo e fraterno.”Já Vera Acioly destacou a mobilização dos parceiros “eles demonstraram que é possível sim realizar ações de impacto positivo na vida das pessoas.”
Durante toda manhã mais de duzentas pessoas foram imunizadas contra a febre amarela, doença que já provoca temor na região metropolitana. Uma boa parcela de idosos também pode ser vacinada contra a gripe, que com a chegada do inverno, tende aumentar significativamente.Os participantes também foram agraciados com corte de cabelo, doação de roupas e puderam levar para seus lares a tradicional sopa da Igreja Encontros de Fé.
O dia da solidariedade serve para estimular entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada a promoverem reflexões frente às dificuldades daqueles que mais precisam. Neste sentido, o apoio da Secretaria da Saúde, da Igreja Encontros de Fé e dos inúmeros voluntários foi de fundamental importância.
É importante destacar ainda que a região das Augustas é uma das mais carentes de Viamão, principalmente pelas ocupações irregulares nas margens do Arroio Feijó e pela ausência de equipamentos públicos. Desta forma, iniciativas como esta são extremamente necessárias, pois resgatam a estima das pessoas e mostram que as parcerias podem mudar realidades degradadas pela exclusão social.
Fonte: Parceiro Jorge Amaro

Dia da Solidariedade 2009 em VACARIA/RS

Vacaria - RS
VEJAM AS FOTOS DO DIA DA SOLIDARIEDADE 2009 DO PROJETO CAINDO NA REDE

PARABÉNS para todos os parceiros que fizeram este Dia da Solidariedade mais iluminado com as suas participações. Um agradecimento especial a CRISTIANE LAMES, que foi a grande incentivadora e mobiladora dessa rede em Vacaria. Esta é a prova de que quando uma pessoa, age e dá aquele passo a mais, muitas coisas boas podem acontecer

Cristiane Lames segunda da direita para a esquerda







Os municípios que quiserem enviar a programação e FOTOS DO EVENTO, podem mandar para o e-mail: comitedasolidariedade@hotmail.com e a gente publica no SITE e no BLOG.

domingo, 17 de maio de 2009

Dia da Solidariedade 2009

22 mil pessoas atendidas no Dia da Solidaridade

Sétima edição do Dia da Solidariedade atraiu um público de 25 mil pessoas. O tempo foi solidário com mais esta edição do Dia da Solidariedade. Por causa do clima seco e o céu azul mais de 25 mil pessoas vieram para a Redenção. A partir da Caminhada pela Paz , animada pelo o Grupo Afrotchê, foi oficialmente aberto o evento, que contou com a presença do Prefeito Municipal José Fogaça, do Secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schuler, da Secretária de Governança Local, Clênia Maranhão, do Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Sebastião Melo, Vereadores Toni Proença, Reginaldo Pujol e, entre outras autoridades. Participaram mais de 600 voluntários que estiveram no Parque desde cedo distribuindo folders de suas instituições e prestando atendimento aos cidadãos como medida da pressão arterial, peso, altura, IMC, acuidade visual, orientações nutricionais, teste do olhinho, massagens, cortes de cabelo, dentre dezenas de outros. O tema: ‘Nãooo violência, a solidariedade é a resposta!, foi o pano de fundo durante as apresentações culturais que foram programadas para este sábado.Para a Coordenadora do Comitê da Solidariedade, Rudáia Correia, este sábado foi uma ótima oportunidade para falar sobre questões que fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos, como preocupações com a violência, saúde, educação, acesso à cultura e sobre como ser mais solidário com o próximo. “Este dia é especial para incentivar ações de solidariedade e um espaço para as entidades sociais, empresas e poder público compartilhando um pouco do que cada um faz cotidianamente. Foi um momento para refletir, agradecer e tomar uma atitude solidária”, afirmou.
Participam do Comitê as entidades SESC-RS, SENAC-RS, PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, SECRETARIA DA GOVERNANÇA, SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, PROCEMPA, SMAM, SINEPE-RS, BRDE-COEP-RS, PARCEIROS VOLUNTÁRIOS, FUNDAÇÃO PÃO DOS POBRES, VIA VIDA PRÓ-DOAÇÕES E TRANSPLANTES, GRÊMIO FOOTBOL PORTOALEGRESE, ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL, FMG-FEDERAÇÃO DAS MULHERES GAÚCHAS, BANRISUL, SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, HEMOCENTRO DO RS, HOSPITAL MÃE DE DEUS, SECRETARIA DA JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, LYONS CLUB FLORESTA, CESMAR – CENTRO SOCIAL MARISTA, CLÍNICA DRUÍDAS, ESPAÇO LEVO CULTURAL, CAIXA RS, FADERS, ONG FOCO, AMIQ, ONG APAEX, ONG REDECRIAR, PROGRAMA DE RÁDIO VISÃO SOCIAL , INSTITUTO CHEGA DE VIOLÊNCIA, ONG AFINCO, ONG REDE CRIAR, WOMENS CLUB, ONG ARAD, ONG FÓRUM RS, ESCOLA FREI PACÍFICO, RECEITA FEDERAL, CIEE-RS, ATP, PURAS, CATAVENTUS, FADERS, FEDERAÇAO DE BANDEIRANTES DO BRASIL (Núcleo Dr. David Gusmão), IN PRIMA, OUVIDORIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, VALE CROSS, VIVAZ EVENTOS, MINISTÉRIO DO TRABALHO, entre outros.

















quinta-feira, 14 de maio de 2009

É sábado! Falta pouco para o nosso Dia da Solidariedade

Sábado está aí! Um pouquinho mais e estaremos lá na Redenção com todo o coração, que este ano ficou azul e vermelho. Sim, nosso coração está batendo como o dos GREMISTAS e dos COLORADOS. Os dois maiores times do futebol gaúcho são nossos padrinhos.

Todos os parceiros do Comitê da Solidariedade já estão mobilizados e organizados para o nosso Dia da Solidariedade 2009.

Com o tema 'Nãooo violência, solidariedade é a resposta' queremos chamar a comunidade para esta reflexão. Com informações sobre as várias formas de violência, que muitas vezes está dentro das nossas casas e não sabemos como agir, o Comitê da Solidariedade estará contando com pessoas altamente qualificadas para prestar esclarecimentos e orientar no procedimento correto ao identificarmos algum problema com violência.

Você não pode deixar de participar! Venha e traga sua família. Teremos uma programação bem diversificada para todas as idades.

Confira a programação completa em nosso site oficial: http://www.comitedasolidariedade.com.br/

Até mais!

Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade
Lei Estadual n. 11.693 de 2001


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Faltam 04 dias para o Dia da Solidariedade 2009

E a contagem regressiva não para! Faltam apenas quatro dias para a sétima edição do Dia da Solidariedade.

Serão 45 instituições representantes dos três setores da sociedade que estarão oferecendo seus serviços de forma gratuita para todas as pessoas que passarem pela Redenção neste sábado, 16 de maio, das 10h às 16h. Lembrando que a Caminhada pela paz começa às 9h30min, no Largo ao Expedicionário, com a orientação da Espaço Levo Cultural e animação do Grupo Afrotchê.

Este ano vamos fazer uma grande reflexão sobre a violência em todas as suas formas, unindo forças em busca de soluções para que possamos viver melhor, com respeito às diferenças.

Teremos o Grêmio e o Internacional como padrinhos deste evento, demonstrando que a diversidade e a disputa no esporte, como em qualquer outro setor da vida, pode ser feita de forma saudável.

O Dia da Solidariedade tem como objetivo desenvolver a cultura da solidariedade na população, fazendo com que a transformação social seja a grande meta que une esta rede do bem.

Que em nosso dia-a-dia sejamos mais atentos ao que acontece a nossa volta e unindo forças e agindo em pról do próximo, fazer a mudança acontecer.

Hoje o comitê da Solidariedade fez a sua última reunião ordinária, antes do evento. Agradeço aos parceiros que tem se dedicado incansavelmente para que este evento tenha o mesmo sucesso dos anos anteriores.

Aqui meu muito obrigada especial para: Mara Blume, Cris Guimarães, Simone Dias, Felícia Silveira, Mari Perusso, Sílvio Engel, Rodrigo Kandrik. Sem vocês seria impossível fazer este evento acontecer. Que o SOL ilumine cada um de vocês todos os dias!


Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade - Lei Estadual 11.693 de 2001

domingo, 10 de maio de 2009

Próximo sábado será de solidariedade

Sétima edição do Dia da Solidariedade tem como padrinhos
os times GRÊMIO e INTER e o foco no tema 'não violência '

‘Nãoooo violência, a solidariedade é a resposta’! Com este pano de fundo como escopo é que o Dia da Solidariedade vai acontecer no próximo sábado, 16 de maio, no Parque da Redenção. A partir das 9h e 30min inicia a já tradicional Caminhada pela Paz que abre oficialmente o evento de 2009. Animados pelo Grupo Afrotchê, os voluntários, representantes de entidades sociais, órgãos públicos e a comunidade seguem em direção aos Espelhos D ‘Água, na Redenção, para às 10h da manhã dar início a mais uma edição, a sétima. Para a Coordenadora do Comitê da Solidariedade, Rudáia Correia, este sábado será mais uma oportunidade para refletir sobre questões que permeiam o dia-a-dia dos cidadãos, como preocupações com a violência, saúde, educação, acesso à cultura e sobre como ser mais solidário com o próximo. “Neste dia, além de oferecer os serviços e arrecadar alimentos não-perecíveis estaremos fazendo ações de conscientização, pois com este corre-corre que vivemos muitas vezes não paramos para olhar ao nosso lado. É um momento para refletir, agradecer e tomar uma atitude em direção ao bem comum”, afirmou. Segundo a Coordenadora, neste ano vários serviços gratuitos estarão à disposição de todas as pessoas que se dirigirem à Redenção. A ONG Parceiros Voluntários estará com seu estande dando orientações sobre voluntariado e Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, com a participação especial do Grupo CANTA BRASIL, de Canoas (RS). Serão seis horas ininterruptas de programação com atividades culturais, oficinas e brincadeiras para as crianças.

Veja a lista dos serviços oferecidos gratuitamente à população:

Medição da pressão arterial e de glicose, orientações sobre diabetes, peso, altura, IMC – Índice de Massa Corporal, acuidade visual, orientações nutricionais e sobre vacinas, teste do olhinho, massagens, cortes de cabelo, medicina chinesa, Reiki, Shiatsu, informação e orientação sobre a doação de órgãos e tecidos, prevenção de doenças, contação de histórias, emissão de carteira do trabalho, CPF e renovação da carteira de artesão, etc. Oficina com as artesãs da comunidade da Vila Laranjeiras para a confecção de edredons preenchidos com lã de resíduos de tecido de garrafa PET. Artesanato com garrafas PET. Oficina de nutrição sustentável, educação ambiental. Trilhas no Parque, com cadeirantes. Pré-inscrição para o Projovem Urbano, campanha de prevenção a gravidez na adolescência, com distribuição de preservativos (masculino) e folhetos explicativos. Jogos e Debates sobre DSTS e AIDS. Orientações sobre o Programa de Prevenção da Violência - Divulgação Projeto FALA em parceria com Tribunal de Justiça, orientações jurídicas, psicológicas, nutricionais, fisioterapêuticas, fonoaudiológicas, orientação sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha, informações sobre prevenção e tratamento da dependência química, projeto de alfabetização de adultos. Orientações sobre prevenção contra assaltos. Educação físca, alongamento, Yoga, informações sobre problemas do sistema neuro-músculo-esquelético (articulações, nervos, músculos e ligamentos) com exercícios e orientação postural. Divulgação do SAFE (serviço de apoio e formação em educação), cadastro de alunos com deficiência e com altas habilidades para triagem no atendimento educacional especializado. Ciber, com computadores e acesso a internet gratuita. Coleta de Medula - Coleta de 400 Amostras para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Informações e trabalho lúdico para crianças, sobre ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU). Divulgação do TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiper Atividade). Orientações sobre estágios, Cidadania e Talento.Com, Aprendiz Legal. Brinquedos Infláveis, teatro de fantoches sobre o ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente), oficinas de Percussão, HIP-HOP e Capoeira de Angola, além de muitas atrações artísticas e culturais.

O objetivo do Dia da Solidariedade (Lei Estadual nº 11.693/2001) é desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social, estimulando os indivíduos a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas comunidades.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cartaz com Chamada

Cartaz de 2009

Se você quer divulgar este cartaz na sua organização, solicite o PDF por e-mail para o Comitê da Solidariedade: comitedasolidariedade@hotmail.com





Grêmio é padrinho do Dia da Solidariedade - Participação da ViaVida e Núcleo de Mulheres de Gremistas


Esta sétima edição do Dia da Solidariedade tem como parceiro os Clubes gaúchos Grêmio e Inter. Vejam o que o padrinho Grêmio colocou no seu site:


O Grêmio, este ano, foi convidado para ser padrinho da sétima edição do Dia da Solidariedade, que acontecerá no dia 16 de maio, das 10h às 16h, no parque Farroupilha, em Porto Alegre.


Como em todos os outros anos, o Tricolor Gaúcho participará mais uma vez dessa iniciativa, porém irá apadrinhar o evento em 2009. O tema desta edição é a ‘Conscientização contra a violência’ e terá diversas ações a fim de incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Haverá prestação de serviços à comunidade, produção de bens e serviços para doação à população carente, distribuição gratuita de alimentos, vestuário e mercadorias em geral, eventos culturais, artísticos e recreativos.



Um dos participantes deste importante dia será a organização Via Vida, pró-doações e transplantes, junto com o Núcleo de Mulheres Gremistas. As mulheres usarão camisetas alusivas à campanha do dia da solidariedade e será distribuído adesivos da campanha com o símbolo do Grêmio e Inter, assim como material informativo.



Participe você também dessa iniciativa e faça o coração de alguém bater mais forte!



E ainda: acesse www.gremio.net






Seja sócio torcedor do Grêmio.




quinta-feira, 7 de maio de 2009

Faltam 8 dias.... o Dia da Solidariedade 2009 está chegando

Que emoção! Mais um Dia da Solidariedade está chegando.

A mobilização é geral. Já recebemos a programação de alguns parceiros do interior.


Vou postar aqui a programação do

Projeto Sala Digital Caindo na Rede de Vacaria RS. http://projetocaindonarede.blogspot.com/









O Projeto será desenvolvido em duas etapas:Na primeira, os alunos trabalharão em aula sobre o tema: “Ser Solidário”. Na segunda etapa, os alunos, familiares e comunidade em geral, estão convidados a participar do “Dia da Solidariedade”.




Atividades que serão desenvolvidas (já confirmadas)



Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio
· Os alunos da escola farão a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Projeto Caindo na Rede, que repassará para a Paróquia de Fátima fazer as doações para as pessoas carentes da comunidade;


E.E.E.M. Padre Pacífico:
· Oficina de Artesanato com jornal;
· Oficina de Confecção de Mantas;
Obs: As pessoas interessadas em realizar a oficina de mantas, deverão trazer as agulhas;
Sala Digital caindo na Rede:
· Arrecadação de Agasalhos;

Sala Digital Santa Cecília:
· Arrecadação de alimentos não-perecíveis;


Parceiros:














· E.E.E.M. PADRE PACÍFICO


· INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO IRMÃO GETÚLIO




“Dia da Solidariedade”

Dia 16/05
Horário: das 14h às 17h
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora de Fátima


Vacaria - RS


Os municípios que quiserem enviar a programação podem mandar para o e-mail: comitedasolidariedade@hotmail.com e a gente publica aqui e divulga na imprensa.

Um SOL abraço,


RUDÁIA CORREIA


COORDENADORA DO COMITÊ DA SOLIDARIEDADE




terça-feira, 5 de maio de 2009

Começou a contagem regressiva para o Dia da Solidaridade 2009

Faltam exatamente 11 dias para a edição número sete do Dia da Solidariedade. Já temos quase 50 entidades parceiras, representantes dos três setores da sociedade, confirmadas para participarem do evento na Redenção atendendo a comunidade de Porto Alegre e arredores. O Dia da Solidariedade 2009 será no sábado, 16 de maio, começando às 9h30min com uma Caminhada Orientada, coordenada pela Espaço Levo Cultural e animada pelo Grupo AFROTCHÊ.

A caminhada inicia no monumento ao Expedicionário e segue ao longo dos Espelhos D'Água, até o palco.

A abertura oficial do evento ocorrerá às 10h00min com o Hino Nacional com tradução em Libras pela Escola Frei Pacífico, uma bênção inter-religiosa e a apresentação do jingle do Dia da Solidariedade com a Banda TANLAN.

Como a nossa responsabilidade é social, estamos trazendo o seguinte tema para reflexão: "Nãooo violência, a solidariedade é a resposta".

Após, iniciam os trabalhos nos estandes dos parceiros, com vários serviços gratuitos, como:
- Medida de pressão arterial, peso, altura, IMC, colesterol, glicemia, avaliação nutricional, acuidade visual, medicina chinesa, yoga, alongamento, massagens, orientação jurídica, confecção de carteiras do trabalho e do artesão, confecção de CPF, fisioterapeutas, brinquedos infláveis, várias atrações culturais, teste do olhinho para bebês. Orientações sobre voluntariado e ação tribos nas trilhas da cidadania com a participação do Grupo CANTA BRASIL. Orientações sobre todas as formas de violência. A violência doméstica, Lei Maria da Penha, violência contra crianças, adolescentes, idosos, violência nas escolas, nas ruas, violência nos estádios e muito mais.

Este ano o Dia da Solidariedade tem como padrinhos o GRÊMIO FOO-BALL PORTO ALEGRENSE e o SPORT CLUB INTERNACIONAL. Esta escolha é justificada pelo grande exemplo de mobilização e paixão que move os dois maiores times do futebol gaúcho que mesmo sendo adversários, se unem em pról da não violência e da solidariedade.

Sem MOBILIZAÇÃO, PARCERIA e ORGANIZAÇÃO não se consegue nada. Não se chega a lugar algum. E é para isto que o Comitê da Solidariedade existe. Para mobilizar, articular parcerias nesta grande rede social, que existe para cultivar a SOLIDARIEDADE.

Solidariedade é o comprometimento de todos os setores da sociedade para que juntos possamos nos ajudar e viabilizar este evento, onde mais de 60 mil pessoas somente em Porto Alegre, poderão passar um dia inteiro participando de todas as atividades disponíveis para a comunidade totalmente gratuitos.

Estaremos recebendo doações de alimentos não-perecíveis no local.

A nossa responsabilidade é social e coletiva.

Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia da Solidariedade 2009 foi lançado na Fundação Pão dos Pobres

Foto: Maria Evana Ribeiro (SJDS)Nesta segunda-feira, (27.04), às 10h, aconteceu o lançamento oficial da Sétima Edição do Dia da Solidariedade. Autoridades, dirigentes de entidades sociais, imprensa e convidados foram recebidos pela Coordenadora do Comitê da Solidariedade, Rudáia Correia e pelos integrantes do Comitê, no auditório da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre (RS).

Na oportunidade foram apresentados os padrinhos desta sétima edição que serão GRÊMIO e INTERNACIONAL os dois maiores times do futebol gaúcho.

O tema deste ano é: "Nãaaaaaao Violência, a solidariedade é a melhor resposta"

O Dia da Solidariedade 2009 volta a ser realizado junto aos Espelhos D’Água, na Redenção, no sábado, dia 16 de maio, das 10h às 16h.

Participam do Comitê da Solidariedade na sétima edição no ano de 2009 os seguintes parceiros:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, GRÊMIO FOOT-BALL POTO ALEGRENSE, SPORT CLUB INTERNACIONAL, FECI - FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL, COEP-RS BRDE, SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL - DEPARTAMENTOS E VINCULADAS, SMAM, PROCEMPA, FUNDAÇÃO PÃO DOS POBRES , SESC-RS, SENAC-RS, CIEE, CENTRO SOCIAL MARISTA DE PORTO ALEGRE-CESMAR, CLÍNICA ESTÉTICA DRUÍDAS LTDA, FOCO, CAIXA RS, FEPPS HEMORGS, FMG – FEDERAÇÃO DAS MULHERES GAÚCHAS , INSTITUTO CHEGA DE VIOLÊNCIA , SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, LIONS CLUB FLORESTA, AFINCO- ASSOCIAÇÃO FILHOS NASCIDOS DO CORAÇÃO, HOSPITAL MÃE DE DEUS, ONG REDECRIAR , SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE , VIAVIDA PRÓ-DOAÇÕES E TRANSPLANTES , WOMEN´S CLUB , ARAD – ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE APOIO AO DIABÉTICO , VIVAZ EVENTOS, CATAVENTUS- AÇÃO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL, PARCEIROS VOLUNTÁRIOS , ESPAÇO LEVO CULTURAL , APAEX – ASSOCIAÇÃO PORTOALEGRENSE DO AMOR EXIGENTE , ONG CAMINHADORES RS, SINEPE-RS, GRUPO DE ESCOTEIROS TUPY GUARANI, RECEITA FEDERAL, SULPETRO – SINDICATO INTERMUNICIPAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES DO ESTADO DO RS, ESCOLA FREI PACÍFICO, FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL RS.


O objetivo do Dia da Solidariedade (Lei Estadual nº 11.693/2001) é desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social, estimulando os indivíduos a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas comunidades.


“Todos podemos, em nossas ações cotidianas, ser mais humanos, prestar mais atenção no meio ambiente e espalhar o sentimento solidário que está em cada um de nós. É só dar um primeiro passo nesta direção”
Rudáia Correia – Coordenadora do Comitê da Solidariedade

domingo, 29 de março de 2009

REUNIÃO DO COMITÊ nesta segunda, 30 de março

Olá, teremos reunião do Comitê da Solidariedade, nesta segunda-feira, dia 30 de março de 2009, das 12h00min às 14h30min, no auditório da CAIXA RS, rua Andrade Neves nº 175, 16º andar, em Porto Alegre.

Quem quiser participar é só chegar!

Um SOL abraço,

Rudáia

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Dia da Solidariedade 2009 já está chegando!

No dia 16 de maio de 2009, das 10h00min às 16h00, estaremos no parque Farroupilha para mais uma edição do Dia da Solidariedade. Esta será a sétima edição consecutiva e contará com vários parceiros do Comitê da Solidariedade.

As reuniões do Comitê vão começar a partir do dia 23 de março, das 12h00min às 14h30min, todas as segunda-feiras até o dia 11 de maio, sempre no auditório da Caixa RS, na Rua Andrade Neves 175 , 16 andar, Centro de Porto Alegre/RS.

AGUARDEM AS NOVIDADES!

Um SOL abraço,

Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade