segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia da Solidariedade na Escola Luciana de Abreu em VIAMÃO

Um belo exemplo vindo da Escola Luciana de Abreu, em Viamão-RS, para ser seguido pelas escolas, onde o campo é muito fértil para plantar a semente do bem.

A Escola Luciana de Abreu promoveu intensa programação no Dia da Solidariedade (16/05). Centenas de pessoas participaram das ações, que mostraram a importância da escola na construção da cidadania e na disseminação de uma cultura de paz e cuidado com o próximo. A escola, além de educar deve estar atenta a realidade local. Partilhar momentos como estes são respostas a falta de políticas sociais eficientes.
Segundo Terrimar da Silva, uma das organizadoras da atividade “a escola tem um papel importante no enfrentamento dos problemas sociais. É ela que deve motivar a participação da comunidade a contribuir na construção de um mundo mais justo e fraterno.”Já Vera Acioly destacou a mobilização dos parceiros “eles demonstraram que é possível sim realizar ações de impacto positivo na vida das pessoas.”
Durante toda manhã mais de duzentas pessoas foram imunizadas contra a febre amarela, doença que já provoca temor na região metropolitana. Uma boa parcela de idosos também pode ser vacinada contra a gripe, que com a chegada do inverno, tende aumentar significativamente.Os participantes também foram agraciados com corte de cabelo, doação de roupas e puderam levar para seus lares a tradicional sopa da Igreja Encontros de Fé.
O dia da solidariedade serve para estimular entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada a promoverem reflexões frente às dificuldades daqueles que mais precisam. Neste sentido, o apoio da Secretaria da Saúde, da Igreja Encontros de Fé e dos inúmeros voluntários foi de fundamental importância.
É importante destacar ainda que a região das Augustas é uma das mais carentes de Viamão, principalmente pelas ocupações irregulares nas margens do Arroio Feijó e pela ausência de equipamentos públicos. Desta forma, iniciativas como esta são extremamente necessárias, pois resgatam a estima das pessoas e mostram que as parcerias podem mudar realidades degradadas pela exclusão social.
Fonte: Parceiro Jorge Amaro

Dia da Solidariedade 2009 em VACARIA/RS

Vacaria - RS
VEJAM AS FOTOS DO DIA DA SOLIDARIEDADE 2009 DO PROJETO CAINDO NA REDE

PARABÉNS para todos os parceiros que fizeram este Dia da Solidariedade mais iluminado com as suas participações. Um agradecimento especial a CRISTIANE LAMES, que foi a grande incentivadora e mobiladora dessa rede em Vacaria. Esta é a prova de que quando uma pessoa, age e dá aquele passo a mais, muitas coisas boas podem acontecer

Cristiane Lames segunda da direita para a esquerda







Os municípios que quiserem enviar a programação e FOTOS DO EVENTO, podem mandar para o e-mail: comitedasolidariedade@hotmail.com e a gente publica no SITE e no BLOG.

domingo, 17 de maio de 2009

Dia da Solidariedade 2009

22 mil pessoas atendidas no Dia da Solidaridade

Sétima edição do Dia da Solidariedade atraiu um público de 25 mil pessoas. O tempo foi solidário com mais esta edição do Dia da Solidariedade. Por causa do clima seco e o céu azul mais de 25 mil pessoas vieram para a Redenção. A partir da Caminhada pela Paz , animada pelo o Grupo Afrotchê, foi oficialmente aberto o evento, que contou com a presença do Prefeito Municipal José Fogaça, do Secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schuler, da Secretária de Governança Local, Clênia Maranhão, do Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Sebastião Melo, Vereadores Toni Proença, Reginaldo Pujol e, entre outras autoridades. Participaram mais de 600 voluntários que estiveram no Parque desde cedo distribuindo folders de suas instituições e prestando atendimento aos cidadãos como medida da pressão arterial, peso, altura, IMC, acuidade visual, orientações nutricionais, teste do olhinho, massagens, cortes de cabelo, dentre dezenas de outros. O tema: ‘Nãooo violência, a solidariedade é a resposta!, foi o pano de fundo durante as apresentações culturais que foram programadas para este sábado.Para a Coordenadora do Comitê da Solidariedade, Rudáia Correia, este sábado foi uma ótima oportunidade para falar sobre questões que fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos, como preocupações com a violência, saúde, educação, acesso à cultura e sobre como ser mais solidário com o próximo. “Este dia é especial para incentivar ações de solidariedade e um espaço para as entidades sociais, empresas e poder público compartilhando um pouco do que cada um faz cotidianamente. Foi um momento para refletir, agradecer e tomar uma atitude solidária”, afirmou.
Participam do Comitê as entidades SESC-RS, SENAC-RS, PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, SECRETARIA DA GOVERNANÇA, SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, PROCEMPA, SMAM, SINEPE-RS, BRDE-COEP-RS, PARCEIROS VOLUNTÁRIOS, FUNDAÇÃO PÃO DOS POBRES, VIA VIDA PRÓ-DOAÇÕES E TRANSPLANTES, GRÊMIO FOOTBOL PORTOALEGRESE, ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL, FMG-FEDERAÇÃO DAS MULHERES GAÚCHAS, BANRISUL, SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, HEMOCENTRO DO RS, HOSPITAL MÃE DE DEUS, SECRETARIA DA JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, LYONS CLUB FLORESTA, CESMAR – CENTRO SOCIAL MARISTA, CLÍNICA DRUÍDAS, ESPAÇO LEVO CULTURAL, CAIXA RS, FADERS, ONG FOCO, AMIQ, ONG APAEX, ONG REDECRIAR, PROGRAMA DE RÁDIO VISÃO SOCIAL , INSTITUTO CHEGA DE VIOLÊNCIA, ONG AFINCO, ONG REDE CRIAR, WOMENS CLUB, ONG ARAD, ONG FÓRUM RS, ESCOLA FREI PACÍFICO, RECEITA FEDERAL, CIEE-RS, ATP, PURAS, CATAVENTUS, FADERS, FEDERAÇAO DE BANDEIRANTES DO BRASIL (Núcleo Dr. David Gusmão), IN PRIMA, OUVIDORIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, VALE CROSS, VIVAZ EVENTOS, MINISTÉRIO DO TRABALHO, entre outros.

















quinta-feira, 14 de maio de 2009

É sábado! Falta pouco para o nosso Dia da Solidariedade

Sábado está aí! Um pouquinho mais e estaremos lá na Redenção com todo o coração, que este ano ficou azul e vermelho. Sim, nosso coração está batendo como o dos GREMISTAS e dos COLORADOS. Os dois maiores times do futebol gaúcho são nossos padrinhos.

Todos os parceiros do Comitê da Solidariedade já estão mobilizados e organizados para o nosso Dia da Solidariedade 2009.

Com o tema 'Nãooo violência, solidariedade é a resposta' queremos chamar a comunidade para esta reflexão. Com informações sobre as várias formas de violência, que muitas vezes está dentro das nossas casas e não sabemos como agir, o Comitê da Solidariedade estará contando com pessoas altamente qualificadas para prestar esclarecimentos e orientar no procedimento correto ao identificarmos algum problema com violência.

Você não pode deixar de participar! Venha e traga sua família. Teremos uma programação bem diversificada para todas as idades.

Confira a programação completa em nosso site oficial: http://www.comitedasolidariedade.com.br/

Até mais!

Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade
Lei Estadual n. 11.693 de 2001


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Faltam 04 dias para o Dia da Solidariedade 2009

E a contagem regressiva não para! Faltam apenas quatro dias para a sétima edição do Dia da Solidariedade.

Serão 45 instituições representantes dos três setores da sociedade que estarão oferecendo seus serviços de forma gratuita para todas as pessoas que passarem pela Redenção neste sábado, 16 de maio, das 10h às 16h. Lembrando que a Caminhada pela paz começa às 9h30min, no Largo ao Expedicionário, com a orientação da Espaço Levo Cultural e animação do Grupo Afrotchê.

Este ano vamos fazer uma grande reflexão sobre a violência em todas as suas formas, unindo forças em busca de soluções para que possamos viver melhor, com respeito às diferenças.

Teremos o Grêmio e o Internacional como padrinhos deste evento, demonstrando que a diversidade e a disputa no esporte, como em qualquer outro setor da vida, pode ser feita de forma saudável.

O Dia da Solidariedade tem como objetivo desenvolver a cultura da solidariedade na população, fazendo com que a transformação social seja a grande meta que une esta rede do bem.

Que em nosso dia-a-dia sejamos mais atentos ao que acontece a nossa volta e unindo forças e agindo em pról do próximo, fazer a mudança acontecer.

Hoje o comitê da Solidariedade fez a sua última reunião ordinária, antes do evento. Agradeço aos parceiros que tem se dedicado incansavelmente para que este evento tenha o mesmo sucesso dos anos anteriores.

Aqui meu muito obrigada especial para: Mara Blume, Cris Guimarães, Simone Dias, Felícia Silveira, Mari Perusso, Sílvio Engel, Rodrigo Kandrik. Sem vocês seria impossível fazer este evento acontecer. Que o SOL ilumine cada um de vocês todos os dias!


Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade - Lei Estadual 11.693 de 2001

domingo, 10 de maio de 2009

Próximo sábado será de solidariedade

Sétima edição do Dia da Solidariedade tem como padrinhos
os times GRÊMIO e INTER e o foco no tema 'não violência '

‘Nãoooo violência, a solidariedade é a resposta’! Com este pano de fundo como escopo é que o Dia da Solidariedade vai acontecer no próximo sábado, 16 de maio, no Parque da Redenção. A partir das 9h e 30min inicia a já tradicional Caminhada pela Paz que abre oficialmente o evento de 2009. Animados pelo Grupo Afrotchê, os voluntários, representantes de entidades sociais, órgãos públicos e a comunidade seguem em direção aos Espelhos D ‘Água, na Redenção, para às 10h da manhã dar início a mais uma edição, a sétima. Para a Coordenadora do Comitê da Solidariedade, Rudáia Correia, este sábado será mais uma oportunidade para refletir sobre questões que permeiam o dia-a-dia dos cidadãos, como preocupações com a violência, saúde, educação, acesso à cultura e sobre como ser mais solidário com o próximo. “Neste dia, além de oferecer os serviços e arrecadar alimentos não-perecíveis estaremos fazendo ações de conscientização, pois com este corre-corre que vivemos muitas vezes não paramos para olhar ao nosso lado. É um momento para refletir, agradecer e tomar uma atitude em direção ao bem comum”, afirmou. Segundo a Coordenadora, neste ano vários serviços gratuitos estarão à disposição de todas as pessoas que se dirigirem à Redenção. A ONG Parceiros Voluntários estará com seu estande dando orientações sobre voluntariado e Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, com a participação especial do Grupo CANTA BRASIL, de Canoas (RS). Serão seis horas ininterruptas de programação com atividades culturais, oficinas e brincadeiras para as crianças.

Veja a lista dos serviços oferecidos gratuitamente à população:

Medição da pressão arterial e de glicose, orientações sobre diabetes, peso, altura, IMC – Índice de Massa Corporal, acuidade visual, orientações nutricionais e sobre vacinas, teste do olhinho, massagens, cortes de cabelo, medicina chinesa, Reiki, Shiatsu, informação e orientação sobre a doação de órgãos e tecidos, prevenção de doenças, contação de histórias, emissão de carteira do trabalho, CPF e renovação da carteira de artesão, etc. Oficina com as artesãs da comunidade da Vila Laranjeiras para a confecção de edredons preenchidos com lã de resíduos de tecido de garrafa PET. Artesanato com garrafas PET. Oficina de nutrição sustentável, educação ambiental. Trilhas no Parque, com cadeirantes. Pré-inscrição para o Projovem Urbano, campanha de prevenção a gravidez na adolescência, com distribuição de preservativos (masculino) e folhetos explicativos. Jogos e Debates sobre DSTS e AIDS. Orientações sobre o Programa de Prevenção da Violência - Divulgação Projeto FALA em parceria com Tribunal de Justiça, orientações jurídicas, psicológicas, nutricionais, fisioterapêuticas, fonoaudiológicas, orientação sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha, informações sobre prevenção e tratamento da dependência química, projeto de alfabetização de adultos. Orientações sobre prevenção contra assaltos. Educação físca, alongamento, Yoga, informações sobre problemas do sistema neuro-músculo-esquelético (articulações, nervos, músculos e ligamentos) com exercícios e orientação postural. Divulgação do SAFE (serviço de apoio e formação em educação), cadastro de alunos com deficiência e com altas habilidades para triagem no atendimento educacional especializado. Ciber, com computadores e acesso a internet gratuita. Coleta de Medula - Coleta de 400 Amostras para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Informações e trabalho lúdico para crianças, sobre ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU). Divulgação do TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiper Atividade). Orientações sobre estágios, Cidadania e Talento.Com, Aprendiz Legal. Brinquedos Infláveis, teatro de fantoches sobre o ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente), oficinas de Percussão, HIP-HOP e Capoeira de Angola, além de muitas atrações artísticas e culturais.

O objetivo do Dia da Solidariedade (Lei Estadual nº 11.693/2001) é desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social, estimulando os indivíduos a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas comunidades.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cartaz com Chamada

Cartaz de 2009

Se você quer divulgar este cartaz na sua organização, solicite o PDF por e-mail para o Comitê da Solidariedade: comitedasolidariedade@hotmail.com





Grêmio é padrinho do Dia da Solidariedade - Participação da ViaVida e Núcleo de Mulheres de Gremistas


Esta sétima edição do Dia da Solidariedade tem como parceiro os Clubes gaúchos Grêmio e Inter. Vejam o que o padrinho Grêmio colocou no seu site:


O Grêmio, este ano, foi convidado para ser padrinho da sétima edição do Dia da Solidariedade, que acontecerá no dia 16 de maio, das 10h às 16h, no parque Farroupilha, em Porto Alegre.


Como em todos os outros anos, o Tricolor Gaúcho participará mais uma vez dessa iniciativa, porém irá apadrinhar o evento em 2009. O tema desta edição é a ‘Conscientização contra a violência’ e terá diversas ações a fim de incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Haverá prestação de serviços à comunidade, produção de bens e serviços para doação à população carente, distribuição gratuita de alimentos, vestuário e mercadorias em geral, eventos culturais, artísticos e recreativos.



Um dos participantes deste importante dia será a organização Via Vida, pró-doações e transplantes, junto com o Núcleo de Mulheres Gremistas. As mulheres usarão camisetas alusivas à campanha do dia da solidariedade e será distribuído adesivos da campanha com o símbolo do Grêmio e Inter, assim como material informativo.



Participe você também dessa iniciativa e faça o coração de alguém bater mais forte!



E ainda: acesse www.gremio.net






Seja sócio torcedor do Grêmio.




quinta-feira, 7 de maio de 2009

Faltam 8 dias.... o Dia da Solidariedade 2009 está chegando

Que emoção! Mais um Dia da Solidariedade está chegando.

A mobilização é geral. Já recebemos a programação de alguns parceiros do interior.


Vou postar aqui a programação do

Projeto Sala Digital Caindo na Rede de Vacaria RS. http://projetocaindonarede.blogspot.com/









O Projeto será desenvolvido em duas etapas:Na primeira, os alunos trabalharão em aula sobre o tema: “Ser Solidário”. Na segunda etapa, os alunos, familiares e comunidade em geral, estão convidados a participar do “Dia da Solidariedade”.




Atividades que serão desenvolvidas (já confirmadas)



Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio
· Os alunos da escola farão a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Projeto Caindo na Rede, que repassará para a Paróquia de Fátima fazer as doações para as pessoas carentes da comunidade;


E.E.E.M. Padre Pacífico:
· Oficina de Artesanato com jornal;
· Oficina de Confecção de Mantas;
Obs: As pessoas interessadas em realizar a oficina de mantas, deverão trazer as agulhas;
Sala Digital caindo na Rede:
· Arrecadação de Agasalhos;

Sala Digital Santa Cecília:
· Arrecadação de alimentos não-perecíveis;


Parceiros:














· E.E.E.M. PADRE PACÍFICO


· INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO IRMÃO GETÚLIO




“Dia da Solidariedade”

Dia 16/05
Horário: das 14h às 17h
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora de Fátima


Vacaria - RS


Os municípios que quiserem enviar a programação podem mandar para o e-mail: comitedasolidariedade@hotmail.com e a gente publica aqui e divulga na imprensa.

Um SOL abraço,


RUDÁIA CORREIA


COORDENADORA DO COMITÊ DA SOLIDARIEDADE




terça-feira, 5 de maio de 2009

Começou a contagem regressiva para o Dia da Solidaridade 2009

Faltam exatamente 11 dias para a edição número sete do Dia da Solidariedade. Já temos quase 50 entidades parceiras, representantes dos três setores da sociedade, confirmadas para participarem do evento na Redenção atendendo a comunidade de Porto Alegre e arredores. O Dia da Solidariedade 2009 será no sábado, 16 de maio, começando às 9h30min com uma Caminhada Orientada, coordenada pela Espaço Levo Cultural e animada pelo Grupo AFROTCHÊ.

A caminhada inicia no monumento ao Expedicionário e segue ao longo dos Espelhos D'Água, até o palco.

A abertura oficial do evento ocorrerá às 10h00min com o Hino Nacional com tradução em Libras pela Escola Frei Pacífico, uma bênção inter-religiosa e a apresentação do jingle do Dia da Solidariedade com a Banda TANLAN.

Como a nossa responsabilidade é social, estamos trazendo o seguinte tema para reflexão: "Nãooo violência, a solidariedade é a resposta".

Após, iniciam os trabalhos nos estandes dos parceiros, com vários serviços gratuitos, como:
- Medida de pressão arterial, peso, altura, IMC, colesterol, glicemia, avaliação nutricional, acuidade visual, medicina chinesa, yoga, alongamento, massagens, orientação jurídica, confecção de carteiras do trabalho e do artesão, confecção de CPF, fisioterapeutas, brinquedos infláveis, várias atrações culturais, teste do olhinho para bebês. Orientações sobre voluntariado e ação tribos nas trilhas da cidadania com a participação do Grupo CANTA BRASIL. Orientações sobre todas as formas de violência. A violência doméstica, Lei Maria da Penha, violência contra crianças, adolescentes, idosos, violência nas escolas, nas ruas, violência nos estádios e muito mais.

Este ano o Dia da Solidariedade tem como padrinhos o GRÊMIO FOO-BALL PORTO ALEGRENSE e o SPORT CLUB INTERNACIONAL. Esta escolha é justificada pelo grande exemplo de mobilização e paixão que move os dois maiores times do futebol gaúcho que mesmo sendo adversários, se unem em pról da não violência e da solidariedade.

Sem MOBILIZAÇÃO, PARCERIA e ORGANIZAÇÃO não se consegue nada. Não se chega a lugar algum. E é para isto que o Comitê da Solidariedade existe. Para mobilizar, articular parcerias nesta grande rede social, que existe para cultivar a SOLIDARIEDADE.

Solidariedade é o comprometimento de todos os setores da sociedade para que juntos possamos nos ajudar e viabilizar este evento, onde mais de 60 mil pessoas somente em Porto Alegre, poderão passar um dia inteiro participando de todas as atividades disponíveis para a comunidade totalmente gratuitos.

Estaremos recebendo doações de alimentos não-perecíveis no local.

A nossa responsabilidade é social e coletiva.

Um SOL abraço,
Rudáia Correia
Coordenadora do Comitê da Solidariedade