quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

COMITÊ DA SOLIDARIEDADE FAZ PRIMEIRA REUNIÃO DE 2008





O Comitê da Solidariedade inicia as reuniões preparatórias para o Dia da Solidariedade 2008, no próximo dia 14 de janeiro.


Com o objetivo de organizar a sexta edição, os parceiros do Comitê da Solidariedade vão se reunir no auditório da CAIXA RS, na rua Andrade Neves nº 175, 16º andar, no dia 14 de janeiro, das 12h00min às 14h30min.
O Dia da Solidariedade este ano será no sábado 17 de maio.


O Comitê da Solidariedade é uma instância de articulação, que reúne parceiros de representações de governos, empresas privadas, terceiro setor e voluntários e tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.


As instituições que tiverem interesse em participar como parceiros do Comitê, podem enviar um e-mail para: comitedasolidariedade@hotmail.com e participar da reunião.


HISTÓRICO

A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. No primeiro encontro deste grupo, em 2003, percebeu-se que para esta idéia se concretizar teria de contar com muitas parcerias de pessoas, empresas e entidades governamentais. O grupo começou então a articular-se e a convidar pessoas e instituições que participaram e discutiram profundamente a melhor forma de viabilizar esta data específica para refletir a solidariedade na capital gaúcha.
Foi assim que se esclareceu como seria esta ação, onde se conceituou a missão e os objetivos do Dia da Solidariedade. Lei de autoria do Deputado Cézar Busatto , nº 11.693 de 26 de novembro de 2001, entrou em vigor em 2001 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio. Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Desde então, três edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos, pois ele faz parte do calendário oficial de eventos da Capital.
MISSÃO
Desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.


OBJETIVOS
Estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas diversas comunidades do Estado e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática;
Incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade;
Desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário