terça-feira, 13 de maio de 2008

Abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008

Abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008 é no Shopping Total
O Comitê da Solidariedade realiza amanhã (14) a abertura oficial do Dia da Solidariedade 2008, às 10h, no Shopping Total. Este ano ao invés de fazer o evento somente no parque da Redenção, estará descentralizando as ações solidárias em diversas regiões de Porto Alegre. A idéia é aproximar as comunidades dos serviços oferecidos pelos parceiros.

As atividades simultâneas ocorrem no sábado, dia 17 de maio, das 10h às 16h, nos seguintes locais: Vila Laranjeiras, Vila Cruzeiro, Vila Gaúcha, Restinga, Bairro Mário Quintana, Bairro Ipanema, Loteamento Santa Terezinha e junto ao Monumento ao Expedicionário, na Redenção. Ainda haverá um espaço no Shopping Total, de 14 a 16 de maio, para alguns parceiros oferecerem seus serviços.

A próxima reunião do Comitê da Solidariedade acontecerá no dia 14 de maio, das 12h às 14h, no auditório da CAIXA RS, na rua Andrade Neves nº 175, 16º andar. O principal objetivo deste último encontro do grupo é dar os ajustes finais para este importante evento que acontecerá, simultaneamente, nos locais acima citados.

Conforme o grupo gestor, o Comitê da Solidariedade tem um papel de incentivar os cidadãos para a transformação das realidades, fazendo com que as pessoas que vivem em comunidades em risco social se envolvam pelo espírito da solidariedade e passem a ser atores e não somente espectadores. O Comitê da Solidariedade é uma instância de articulação, que reúne parceiros de representações de governos, empresas privadas, terceiro setor e voluntários e tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade.

Os principais objetivos de 2008 do Comitê da Solidariedade são:
• Potencializar ações em diferentes regiões de Porto Alegre
• Fortalecer a Rede de Solidariedade entre os Parceiros em todo Estado
Em 2007, mais de 60 mil pessoas foram atendidas pelos diversos parceiros que disponibilizaram seus serviços.

O Dia da Solidariedade, que acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio (17 de maio de 2008), é uma Lei Estadual nº 11.693/2001, de autoria Cézar Busatto, que tem o objetivo de estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias, já implementadas nas diversas comunidades e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática. Tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.



HISTÓRICO
A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. No primeiro encontro deste grupo, em 2003, percebeu-se que para esta idéia se concretizar teria de contar com muitas parcerias de pessoas, empresas e entidades governamentais. O grupo começou então a articular-se e a convidar pessoas e instituições que participaram e discutiram profundamente a melhor forma de viabilizar esta data específica para refletir a solidariedade na capital gaúcha.
Foi assim que se esclareceu como seria esta ação, onde se conceituou a missão e os objetivos do Dia da Solidariedade. Lei de autoria do Deputado Cézar Busatto, nº 11.693, de 26 de novembro de 2001, entrou em vigor em 2001 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio. Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Desde então, três edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos, pois ele faz parte do calendário oficial de eventos da Capital.

MISSÃO
Desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.

OBJETIVOS
Estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas diversas comunidades do Estado e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática;
Incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade;
Desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário